Desde que aprendi como fazer esse brócolis refogado super simples na frigideira, eu tenho vontade de fazer todo santo dia! Um pouquinho de azeite, outros ingredientes básicos e como em um toque de mágica, você tem uma receita saborosa para um acompanhamento ou até mesmo um snack saudável.
- Motivos Para Amar Essa Receita
- Ingredientes Da Receita de Brócolis Refogado
- Como Fazer Brócolis Refogado (Passo a Passo Detalhado)
- Variações da Receita de Brócolis na Frigideira
- Como Guardar e Congelar o Brócolis Refogado
- Como Reaquecer a Receita de Brócolis Refogado
- Benefícios do Brócolis
- Essa Receita é…
- Receita Simples de Brócolis Refogado
Motivos Para Amar Essa Receita
- É super fácil e simples, você, praticamente, só precisa de alguns minutos e uma frigideira, ganhando pontos extras por sujar pouca louça.
- Leva pouquíssimos ingredientes e pode ser personalizada de acordo com a sua preferência.
- É uma receita super saborosa, todos os ingredientes se combinam formando um prato maravilhoso
- Pode ser servida como um acompanhamento ou até mesmo um snack (neste caso, você precisa provar com essa maionese de castanha-de-caju)
- É saudável, a base da receita é o brócolis refogado (que tem benefícios incríveis) com um pouco de azeite e os outros ingredientes que são estrelas nas famosas receitinhas fit.
Ingredientes Da Receita de Brócolis Refogado
Brócolis: essa é, obviamente, a estrela da receita e não pode faltar (quer dizer, se você tiver couve flor até rola substituir mas a minha versão favorita é com brócolis), ele tem uma textura e sabor incrível, e por isso, tem um baita potencial nas receitas. Na hora de escolher, procure pegar os brócolis que estejam com as flores mais fechadas e talos firmes e verdinhos (evite os mais amarelados).
Gergelim (opcional): como disse anteriormente, o brócolis tem uma textura incrível e, por isso, você não precisa adicionar o gergelim, entretanto, se você quiser adicionar um toque a mais de crocância, eu super recomendo.
Cebola: nas minhas receitas, cebola não pode faltar, eu acho que é aquele básico que funciona com tudo, sabe? Entretanto, se você não gosta, não tem problema, é só não usar e caprichar nos temperinhos.
Sal e temperos: falando em básicos que funcionam, o sal e temperinhos também são pilares em uma receita de respeito de brócolis refogado, eu confesso que usei apenas sal e páprica picante, no entanto, aqui você pode ser criativo e usar o que preferir, pimenta-do-reino, noz-moscada e até mesmo gengibre são ótimas pedidas.
Azeite: o brócolis refogado no azeite fica simplesmente sensacional.
Água ou caldo de legumes: a água ou caldo de legumes vão ajudar a deixar o brócolis macio e mais saboroso, já que esse passo ajuda a espalhar o caramelizado da cebola e temperinhos enquanto cozinha.
A quantidade dos ingredientes está no passo a passo abaixo e no cartão da receita para imprimir no final da matéria.
Como Fazer Brócolis Refogado (Passo a Passo Detalhado)
Passo 1 (opcional)
Em uma frigideira em fogo baixo, coloque 2 colheres de sopa de gergelim para tostar por aproximadamente 2 minutos ou até ele ficar “brilhante” e, em seguida, reserve em um outro recipiente. Por a própria semente de gergelim já conter óleo, não é necessário adicionar azeite.
Passo 2
Corte 1/2 cabeça de brócolis em pequenos pedaços.
Passo 3
Em uma tigela, coloque o brócolis (já picado), 1/2 cebola picada, o sal e temperinhos a gosto (usei apenas páprica picante) e misture bem.
Passo 4
Em uma frigideira, adicione 2 colheres de sopa de azeite e espere esquentar.
Passo 5
Adicione o brócolis e espere a cebola começar a caramelizar por em torno de 3-4 minutos, em seguida, adicione 1/3 de xícara de água ou caldo de legumes.
Passo 6
Mexa delicadamente para que a água ou caldo de legumes absorva o tempero e ajude a cozinhar e saborizar ainda mais o brócolis.
Passo 7
Tampe a frigideira e deixe o brócolis cozinhar na água e no vapor de 4-5 minutos ou até a água secar e os pedaços ficarem macios e firmes.
Passo 8
Adicione 2 colheres de sopa de gergelim (opcional), misture delicadamente e deixe em fogo baixo por mais 2 minutinhos enquanto mexe.
Passo 9
Sirva e aproveite a sua receita de brócolis refogado no azeite!
Variações da Receita de Brócolis na Frigideira
Sem gergelim: como disse antes, não é necessário usar gergelim, confesso que a receita não vai ficar tão crocante quanto poderia, mas o sabor, garanto que continuará incrível.
Com couve-flor: a couve-flor é muito usada para substituir o brócolis e realmente faz sentido! Nesse caso, você pode tanto usar para substituir ou para acompanhar e servir uma mistura dos dois.
Com alho: o alho vai super bem com esta receita, você pode adicionar junto com a cebola, apenas tome cuidado para não queimar, assim que começar a dourar, vá para a próxima etapa da receita.
Com shoyu: brócolis com shoyu é uma delícia, entretanto, não é lá muito saudável, uma forma simples de resolver esse problema é trocando o shoyu comum pelo shoyu de coco. Adicione junto ao gergelim (opcional) ou para finalizar a receita.
Com mel: o mel vai caramelizar o brócolis de uma forma que poucos outros ingredientes conseguem, para isso, adicione nos últimos minutos da receita (na etapa que seria o gergelim).
Como Guardar e Congelar o Brócolis Refogado
Para guardar na geladeira, você pode seguir os seguintes passos:
- Deixe o brócolis refogado esfriar completamente antes de guardar.
- Transfira o brócolis para um recipiente hermético ou um pote com tampa.
- Se possível, evite amontoar muito os pedaços de brócolis para que eles mantenham sua textura melhor ao serem reaquecidos.
- Coloque o recipiente na geladeira e armazene por até 3 dias.
Para congelar corretamente, siga os seguintes passos:
- Após o preparo, deixe a receita esfriar completamente antes de prosseguir.
- Separe o brócolis refogado em porções que você costuma usar em suas refeições. Fica mais prático depois!
- Use sacos plásticos de armazenamento para congelamento ou potinhos próprios para congelamento. Certifique-se de remover o máximo possível de ar.
- Coloque etiquetas com a data de congelamento para que você saiba quanto tempo eles ficaram no freezer.
- E por fim, coloque os recipientes com o brócolis no congelador.
O brócolis refogado pode ser congelado por cerca de 2 a 3 meses sem perder muito a qualidade. Ao descongelar, deixe-o na geladeira durante a noite antes de reaquecer. O processo de congelamento pode afetar um pouco a textura do brócolis, mas ainda será uma opção deliciosa e nutritiva para suas refeições futuras.
Como Reaquecer a Receita de Brócolis Refogado
Para reaquecer, siga essas orientações:
- No micro-ondas: Coloque uma porção no prato e cubra com um filme plástico ou tampa apropriada para micro-ondas para reaquecer até ficar quente. Mexa o brócolis algumas vezes para aquecer de forma uniforme.
- No fogão: Adicione um pouco de água ou caldo de legumes à frigideira, aqueça em fogo médio e coloque o brócolis. Mexa até que fique bem quentinho.
Dicas:
Não reaqueça o brócolis várias vezes, isso vai fazer com que a receita perca o sabor e a textura.
O gergelim (caso use) pode ser mantido junto com o brócolis no recipiente e também será reaquecido junto com ele. Se preferir, você pode adicionar um pouco mais de gergelim fresco tostado antes de servir novamente para realçar a crocância.
Benefícios do Brócolis
Vale a pena destacar que esse verdinho poderoso é muito mais que apenas saboroso e versátil na cozinha. Esses são apenas alguns dos seu benefícios:
- É rico em vitaminas, minerais e antioxidantes
- Melhora o sistema imunológico
- Ajuda no funcionamento do intestino
Leia a matéria na integra sobre os benefícios do brócolis
Essa Receita é…
Vegana, sem glúten, sem lactose, simples e maravilhosa! Veja abaixo como fazer brócolis refogado:
Receita Simples de Brócolis Refogado
INGREDIENTES
- 2 colheres de sopa de gergelim opcional
- 1/2 cabeça de brócolis
- 1/2 cebola picada
- Sal e temperos a gosto usei páprica picante
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/3 de xícara (chá) de água ou caldo de legumes
MODO DE PREPARO
- Em uma frigideira em fogo baixo, coloque o gergelim para tostar por em torno de 2 minutos ou até ele ficar "brilhante" e reserve em um outro recipiente
- Corte o brócolis em pequenos pedaços
- Em uma tigela, coloque o brócolis, a cebola picada, o sal e os temperos, misture bem
- Em uma frigideira, adicione o azeite e espere esquentar, depois, adicione o brócolis e espere começar a dourar
- Quando a cebola estiver caramelizada, adicione a água ou caldo de legumes, misture e tampe a frigideira ou panela até a água secar
- Adicione o gergelim (opcional), misture delicadamente e deixe em fogo baixo por mais 2 minutinhos enquanto mexe
Perguntas Frequentes Sobre o Brócolis Refogado Simples
Sim, se armazenado de forma correta pode durar até 3 meses.
É rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, melhora o sistema imunológico, ajuda no funcionamento do intestino e mais!
Depende do que você procura, para uma versão mais rápida? A frigideira, para algo mais crocante e saudável? A Airfryer.
Assim como os outros vegetais, sim, o brócolis deve ser lavado.
O substituto mais próximo para receitas, de longe, é a couve flor!
Não é necessário.
Fato Curioso
O nome brócolis vem da palavra italiana “broccolo”, que significa “o topo florido de um repolho”. E aí, já sabia disso?