A receita do molho de tahine caseiro é feito a base de tahine (pasta de gergelim) e outros ingredientes, como, alho, limão, sal, pimenta e água. Essa receita árabe combina com tudo, e é usada desde como molho de salada e macarrão até como acompanhamento de falafel e outros petiscos.
Não atoa, esse molho é encontrado em todos os cantos do Oriente Médio. Afinal, além de ser vegano, esse molho também é fácil de preparar, levando apenas 6 ingredientes, e é super saudável, contando com uma lista de benefícios incríveis.
Existem algumas variações dessa receita que levam shoyu, iogurte, mel e etc, mas para ser sincera, essa é a versão dessa receita que você mais vai encontrar na minha geladeira, ela é incrível, nunca me deixa na mão e cumpre todos os requisitos de um ótimo molho.
Veja abaixo como fazer a receita de molho de tahine caseiro:
Receita de Molho de Tahine Caseiro
UTENSÍLIOS
- 1 Fouet ou garfo
- 1 Tigela
INGREDIENTES
- 1/2 xícara de tahine (pasta de gergelim) (a receita de tahine está depois desta receita)
- 2 dentes de alho
- 1/2 colher (chá) de sal
- pimenta a gosto (usei uma pitada)
- 8 colheres (sopa) de suco/sumo de limão
- 1/2 xícara de água gelada
MODO DE PREPARO
- Descasque e rale os dois dentes de alho
- Em uma tigela, adicione o alho, sal e pimenta (opcional), misture
- Depois, adicione o tahine, o limão e a água gelada
- Misture bem com um fouet ou garfo
NOTAS
Melhores ingredientes para a receita de molho de tahine caseiro
- tahine: o tahine é uma pasta que leva apenas um ingrediente, o gergelim. Por isso, o sabor é bem forte e geralmente comemos misturado de limão, alho e outras especiarias, como na receita de molho acima. Veja abaixo como preparar:
Caso não queira preparar o seu tahini, você também pode comprar pronto. Essa é a nossa indicação de tahine
- Alho:
Para o molho de tahine, procure usar o alho fresco e evite o alho em pó ou em conserva. O melhor tipo de alho varia de gosto para gosto, enquanto o alho branco é mais forte, o roxo é mais suave. Também é importante prestar atenção em algumas coisas na hora de escolher.
Evite comprar o alho com os dentes separados e confira se a cabeça de alho está intacta e fechada na hora de comprar, sem pedaços faltando e sem machucados, assim, ele tem menos chances de estar contaminado com fungos e bactérias, só separe os dentes quando for utilizar.
Também confira a parte de baixo do alho (nas raízes), se está amarelinha e firme, caso esteja escuras e mole, não compre. Se a cabeça tiver algum dentes de alho com broto, isso significa que o alho está velho e não é ideal.
- Limão:
Eu gosto do meu molho de tahine com um gosto de limão nem tão fraco e nem tão forte, por isso, na minha opinião, o limão que mais harmonizou e ficou cítrico na medida certa com essa receita foi o limão tahiti.
Mas caso você não tenha ou não goste do limão tahiti, você também pode usar o limão siciliano, que é um pouco mais fraco, ou o galego, que tem um gosto mais forte.
- pimenta e sal:
eu gosto de usar a boa e velha pimenta-do-reino, ela não tem segredo e vai com tudo, além disso, você também pode usar o sal que preferir, não achei que, em questão de sabor, o tipo de sal faça diferença.
Caso queira testar algo diferente e explorar ainda mais a culinária árabe, você também pode temperar o seu molho com za’atar, uma mistura de ervas popular no Oriente Médio. Lembrando que o za’atar tem sal, por isso, cuide na hora de temperar.
Como guardar:
Para guardar, você pode utilizar um pote, de preferência, hermético, garantindo que o pote esteja bem seco e limpo antes de colocar o molho, guarde na parte mais fria da geladeira, no fundo. Seguindo essas dicas o seu molho deve durar até uma semana.
Além disso, é normal o molho de tahini caseiro ficar com uma textura um pouco diferente na geladeira, apenas adicione um pouquinho de água e misture.
Eu nunca congelei esse molho e também não vejo sentido nisso, ele é super rápido de preparar e leva poucos ingredientes. Uma ótima dica para otimizar o seu tempo é ter o tahine pronto, ele dura meses fora da geladeira e pode ser usado em várias receitas.
Com o que acompanhar:
Esse molho é incrível e pode ser servido como acompanhamento para várias receitas, algumas delas são:
- Salada: o molho de tahine vai adicionar sabor e cremosidade na sua salada sem tornar ela menos saudável, como muitos molhos de salada de mercado.
- Legumes: assim como com a salada, o tahine também fica uma delícia com legumes, principalmente assados.
- Sanduiches e Wraps: Não sabe como inovar no seu sanduiche fit? Aqui está a solução.
- Falafel: Essa combinação é um clássico no Oriente Médio, até porque a combinação de um falafel super crocante com um molho de tahine cremoso é irresistível.