O crispy de couve, também conhecido como couve crispy, é um prato saudável, fácil de preparar e super crocante que você pode servir como uma entrada, lanche, acompanhamento ou até mesmo salada.
Para a receita de crispy de couve você vai precisar de couve-manteiga, azeite, sal e pimenta. Ao mesmo tempo, você pode adicionar mel e vinagre para deixar a receita agridoce.
Além disso, essa receita pode ser feita no forno ou airfryer. Agora, veja abaixo como fazer crispy de couve:
Crispy de couve
UTENSÍLIOS
- papel toalha
- 1 travessa para cortar os talos e temperar
- 1 assadeira
INGREDIENTES
- 1 maço de couve manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal a gosto uma pitada de sal já é suficiente para realçar o sabor da couve
- pimenta a gosto
- 1 colher de mel ou melado opcional, vai deixar a couve agridoce
- 1 colher de vinagre balsâmico opcional, também faz parte do processo para deixar a receita agridoce
MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno ou a airfryer a 180 graus
- Lave todas as folhas de couve e seque cada uma com um papel toalha
- Retire o talo principal da couve (você pode guardar para usar em outras receitas)
- Enrole os maços de folhas de couve (como uma panqueca) e corte em tirinhas (quantos mais finas, melhor)
- Tempere com azeite e sal
- Caso queira fazer a receita agridoce, em uma tigela, misture o mel ou melado com o vinagre, depois, utilize metade da mistura para temperar a couve
- Coloque a couve em uma assadeira antiaderente ou forrada com papel manteiga (caso use uma airfryer, pule esse passo)
- Deixe a couve de 20 a 25 minutos no forno ou de 5 a 8 minutos na airfryer
- Na metade do tempo (tanto na airfryer quanto no forno), mexa a couve
- Caso esteja fazendo a receita agridoce, aproveite o tempo em que você vai mexer a couve para adicionar a outra metade da mistura de mel e vinagre
Como guardar o crispy de couve
Para guardar a receita de crispy de couve você vai precisar de um pote (que se possível, seja hermético, esses modelos de potes conseguem manter a qualidade da receita por mais tempo).
Depois de escolher o pote, espere a sua couve esfriar 100% antes de guardar, assim não irá criar condensação no pote e a couve não ficará tão encharcada.
Dessa forma, a receita vai durar até 3 dias na geladeira. Por fim, antes de comer, leve sua couve ao forno, airfryer ou até frigideira por alguns minutinhos para devolver a crocância a ela.
Benefícios da couve
A couve-manteiga é uma verdura conhecida no mundo inteiro, não atoa, existem inúmeros restaurantes e chefs de cozinha que fazem questão de ter no menu.
E nesse caso, é ela que torna o crispy de couve saudável e crocante (além do modo de preparo, claro). Logo, vale a pena conhecer seus benefícios:
- Ajuda a manter o bom humor
- Fortalece a imunidade
- Ajuda a regular o intestino
- Auxilia no crescimento dos cabelos
- Previne o envelhecimento precoce
O que servir junto do crispy de couve
Essa receita é perfeita para servir junto de pratos que pedem por uma crocância a mais. Existem muitas combinações para você estar experimentando mas essas são as nossas favoritas:
- Hambúrguer: todo mundo sabe que quando você adiciona o fator crocância a um hambúrguer, ele vai para outro patamar!
- Farofa: Para aqueles que estão sempre buscando por mais crocância na comida, essa é uma combinação perfeita! Para um prato mais completo, também sirva uma carne de sua preferência.
- Sopa: Muitas pessoas servem a sopa acompanhada de pãezinhos torrados para ter uma crocância no prato, se você é desses, saiba que o crispy de couve também é uma ótima opção.
Outras receitas com couve
Ficou com vontade de colocar a couve-manteiga na sua rotina? Pode ficar tranquilo que não é nada difícil! Existem inúmeras receitas com ela, algumas vão melhor no café da manhã, outras no almoço… Enfim, são várias opções, aqui vão algumas:
- Omelete de couve: nessa receita, você pode aproveitar os talos que foram cortados na hora de preparar a receita acima.
- Suco verde de couve e abacaxi: além de fácil de preparar, você ainda pode congelar a couve e o abacaxi para ir usando durante a semana.
- Farofa de couve: Além de servir a farofa acompanhada de crispy de couve, você também pode usar a receita de farofa de aveia como base e incrementar a couve na própria farofa para dar um toque a mais na receita.