Eu estava guardando as compras do mercado quando parei para pensar, qual a melhor forma de limpar as frutas e verduras? Tem tantos métodos e produtos que ouvimos falar, água sanitária, vinagre, bicarbonato e por aí vai, mas qual deles é o melhor? Todos estes produtos realmente funcionam? Saber como higienizar frutas e verduras corretamente é muito importante, não só vai tirar a sujeira e parte dos agrotóxicos, como também eliminar vírus e bactérias responsáveis por doenças como a toxoplasmose.
O método que usa o hipoclorito de sódio, também conhecido como água sanitária é o mais indicado (inclusive pela Anvisa) para higienizar frutas e verduras, o processo consiste basicamente em: separar as frutas e verduras, tirar as partes danificadas, preparar a solução, diluindo 2 colheres de hipoclorito de sódio a 1% para 1 litro de água, lavar as frutas e verduras, deixar de molho por 15 minutos, enxaguar bem e secar cada alimento.
Passo a passo detalhado para higienizar frutas e verduras
1- Separe as frutas e verduras
2- Corte as partes danificadas, como manchas e outros “machucados”
3- Prepare a solução: use água sanitária (livre de perfume e alvejante) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água fria e potável.
Se a água sanitária for com 2,5% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 2,5%, dilua apenas 1 colher de sopa para cada litro de água fria e potável.
Sempre leia as instruções do fabricante
4- Lave alimento por alimento em água corrente, lave cada folha. Você pode utilizar também uma escovinha exclusiva para isso para auxiliar no processo
5- Coloque as frutas e verduras de molho de 10 á 15 minutos na solução preparada
6- Enxágue muito bem todos os alimentos em água corrente.
7- Deixe as frutas e legumes secarem naturalmente ou utilize algum utensílio, como papel toalha ou centrífuga de alimentos.
Casos especiais:
Folhas: o ideal é que as folhas sejam higienizadas logo antes de serem usadas, durante este guia você também vai descobrir a melhor forma de guardá-las sem que elas percam a crocância e durem mais tempo.
Repolho e acelga: por terem as folhas mais fechadas, se tornam mais difíceis de limpar, para facilitar, corte antes de higienizar, limpe do mesmo jeito que os outros alimentos.
Brócolis, couve-flor, salsão, alho-poró e erva-doce: estes alimentos, assim como as folhas, estragam mais rápido depois de lavados, então, deixe para lavar logo antes de usar.
Ovos: retire da embalagem e guarde em um porta-ovos ou recipiente que possa ir a geladeira, guarde na prateleira e não na porta, assim os ovos não vão sentir tanto a oscilação de temperatura todas as vezes que a porta da geladeira for aberta, quando for usar, lave em água corrente.
Pode fazer a limpeza com outro produto além do hipoclorito de sódio?
De acordo com o próprio site da Anvisa, os produtos seguros para a limpeza são: Hipoclorito de Sódio a 2,0- 2,5%, Hipoclorito de Sódio a 1% e Cloro Orgânico.
Outros produtos, como o vinagre e bicarbonato, não vão conseguir matar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos. Além disso, a limpeza com detergente pode ser perigosa, pois os alimentos são permeáveis e podem absorver os químicos do produto.
Como higienizar os alimentos que serão cozidos?
Estes alimentos não precisam ser deixados de molho na solução desde que a temperatura em que serão cozidos, grelhados ou assados atinja os 74 graus, assim, os germes e bactérias indesejáveis serão eliminados, porém, devem sim ser bem lavados em água corrente antes do preparo.
Como higienizar as frutas e legumes que são consumidos sem a casca?
Basta lavar bem os alimentos em água corrente e depois secar com papel toalha. A banana, assim como as folhas, para evitar que escureça, deve ser higienizada pouco antes do consumo.
Tem como tirar todo o agrotóxico?
Os agrotóxicos estão ligados com muitas doenças, por isso a necessidade de consumir alimentos livre deles, mas infelizmente, nem com uma ótima limpeza conseguimos retirar 100%, isso porque alguns resquícios estão dentro da fruta, na polpa, lugar impossível de limpar, o lado bom é que estimasse que conseguimos retirar em torno de 80 a 90% do que está na superfície, o que acreditasse que seja tolerável.
Como guardar os alimentos depois da limpeza?
Depois de os alimentos estarem limpos e secos, é hora de guardar, as folhas devem ser guardadas quando estiverem bem secas e separadas por um papel toalha (o papel toalha vai absorver a água das folhas, e assim, mantê-las crocantes e frescas por mais tempo), você pode trocar o papel conforme ele for ficando úmido.
As frutas, legumes e verduras também devem ser guardados com certos cuidados, isso inclui não misturar alimentos crus com os cozidos e utilizar recipientes também higienizados de forma correta, você pode utilizar vasilhas e sacos plásticos mas a minha sugestão são os potes de vidro, isso porque eles não deixam cheiro, conseguem manter qualquer tipo de alimento e são mais fáceis de limpar.
Como higienizar as embalagens das compras?
Confesso que essa é uma das coisas que eu não dava muita importância até a pandemia, mas agora é um hábito que eu não me vejo largando, as embalagens também carregam bactéria e é super importante que sejam limpas.
As embalagens de plástico e vidro que não são descartadas, como caixas de leite e potes de margarina, devem ser lavadas com água e sabão, é importante que você tenha uma esponja só para isso, não é indicado usar a mesma da louça, depois é só secar.
Quanto a embalagens de papel e papelão, como as embalagens de deliverys, o ideal é limpar com álcool líquido 70%, você pode expirar o produto em cima da embalagem e espalhar com um pano desinfetado ou papel descartável, depois, deixe secar naturalmente.
Não esqueça de higienizar com água e sabão as superfícies e utensílios que foram utilizados para fazer a limpeza dos alimentos, caso tenha usado esponja ou escovinha, lembre de retirar todos os restos de alimentos que podem ter ficado ali e limpar com detergente e enxaguar bem.
Lembrando que é indispensável lavar as mãos antes de tocar nos alimentos, também evite tossir ou até mesmo falar perto deles.